Slideshow

sábado, 19 de abril de 2014

Gabriel García Márquez


TRECHO DO LIVRO 
"CEM ANOS DE SOLIDÃO"



Infográfico retirado do site g1.com.br

Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo. Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e taquara, construídas à margem de um rio de águas diáfanas que se precipitavam por um leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos. O mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mencioná-las se precisava apontar com o dedo. Todos os anos, pelo mês de março, uma família de ciganos esfarrapados plantava a sua tenda perto da aldeia e, com um grande alvoroço de apitos e tambores, dava a conhecer os novos inventos. 

Primeiro trouxeram o ímã. Um cigano corpulento, de barba rude e mãos de pardal,que se apresentou com o nome de Melquíades, fez uma truculenta demonstração pública daquilo que ele mesmo chamava de a oitava maravilha dos sábios alquimistas da Macedônia. Foi de casa em casaarrastando dois lingotes metálicos, e todo o mundo se espantou ao ver que os caldeirões, os tachos, as tenazes e os fogareiros caíam do lugar, e as madeiras estalavam com o desespero dos pregos e dos parafusos tentando se desencravar, e até os objetos perdidos há muito tempo apareciam onde mais tinham sido procurados, e se arrastavam em debandada turbulenta atrás dos ferros mágicos de Melquíades. "As coisas têm vida própria", apregoava o cigano com áspero sotaque, "tudo é questão de despertar a sua alma." José Arcadio Buendía, cuja desatada imaginação ia sempre mais longe que o engenho da natureza, e até mesmo além do milagre e da magia, pensou que era possível se servir daquela invenção inútil para desentranhar o ouro da terra. 



































CARTA DE DESPEDIDA
Gabriel García Márquez


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Documentário José e Pilar

A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.

Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor.

José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado doutra maneira”.




Ficha técnica  |  Equipe:

TÍTULO: “José e Pilar”
GÉNERO: Longa-metragem documental
DURAÇÃO: 125’
SUPORTE: HDV 16x9
IDIOMA ORIGINAL: Português / CastelhanoPRODUÇÃO: JumpCut (Portugal)
CO-PRODUÇÃO: EL DESEO (Espanha) e O2 Filmes (Brasil)
PRODUTOR ASSOCIADO: Abel Ribeiro Chaves / OPTEC, LdaTELEVISÕES ASSOCIADAS: SIC (Portugal), YLE (Finlândia), SVT (Suécia)


Equipe:

REALIZAÇÃO: Miguel Gonçalves Mendes (Portugal)
PRODUTORES: Agustín Almodóvar / Bel Berlinck / Esther García / Fernando Meirelles / Miguel Gonçalves Mendes
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Daniel Neves (Portugal)
MONTAGEM: Cláudia Rita Oliveira (Portugal)
SOM:  Olivier Blanc, Adriana Bolito, Bárbara Álvarez Plá, Hugo AlvesMISTURA: Alessandro Laroca e Armando Torres Jr. (Brasil)FOTOGRAFIA DE CENA: Susana Paiva (Portugal)DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Ana Jordão/ Daniela Siragusa (Portugal)

Fonte: http://www.joseepilar.com/